- Home>
- Resenhas , Sobre Livros , Vampiros >
- Resenha: Os sete - André Vianco
Postado por: Gabriela Oliveira
6 de setembro de 2015
Classificação: 4/5 estrelas
Título: Os sete
Editora: Novo século
Autor: André Vianco
Nº de páginas: 452
Lançamento: 2011 (2ª edição)
Enredo + O que achei
Título: Os sete
Editora: Novo século
Autor: André Vianco
Nº de páginas: 452
Lançamento: 2011 (2ª edição)
Enredo + O que achei
O livro nos apresenta logo no início três grandes amigos, Tiago, César e Olavo. Os amigos vivem numa cidadezinha fictícia do Rio Grande do Sul chamada Amarração. Por não terem muito o que fazer na cidade do interior, eles aprenderam desde cedo a mergulhar e se divertir nos mares próximo a cidade.
Um dia, eles decidem explorar uma velha caravela portuguesa naufragada, afim de procurar objetos preciosos e assim talvez conseguir uma grana. Eles contatam uma amiga chamada Eliana, que estuda História em uma grande universidade de Porto Alegre. Logo, várias pessoas se envolvem quando descobrem a caravela e uma grande caixa de prata com misteriosas inscrições ao seu redor, inclusive algumas palavras que adiante perceberemos ter tudo a ver com as criaturas que ali jaziam além de um aviso para não abrir a caixa em hipótese alguma. Mas é claro que isso só faz aguçar a curiosidade dos professores e estudiosos presentes. Ali, eles encontram sete corpos em estado avançado de decomposição.
O terror começa quando acidentalmente um dos corpos misteriosamente voltam a vida. Inverno é o primeiro vampiro a ser despertado. Descobrimos que as inscrições na caixa estão se referindo ao poder que cada vampiro possui, além de Inverno, temos Acordador, Espelho, Gentil, Tempestade, Lobo e Sétimo. Pouco depois de acordado, Inverno trata de esconder o corpo de Sétimo afim de impedir de todas as formas que ele venha a despertar também. No decorrer do livro descobrimos o porquê.
A história desses vampiros é sensacional. O autor se aprofunda na personalidade de cada um deles, e é possível imaginar suas feições e o modo de ser de cada um. Mas eu só senti isso pelos vampiros. Já os "mocinhos" da história infelizmente não me conquistaram nem um pouco. Tiago quer o tempo todo bancar o espertalhão e muitas vezes sai em vantagem em relação aos vampiros, o que acho extraordinário tendo em vista que aquele grupo possui forças demoníacas e super-humanas, ao contrário de Tiago que não é mais que um ser humano mais comum impossível. Seus amigos não passam de coadjuvantes, apesar de terem protagonizados cenas importantes e interessantíssimas na história, infelizmente são pouco carismáticos.
Outro ponto que me incomodou durante toda a narrativa é que os homens prevalecem na história. O exército, marinha e várias áreas das forças armadas brasileiras se envolvem também. A única mulher que tem alguma visibilidade é Eliana que passou metade do livro desacordada e não contribuiu em absolutamente nada para ajudar os demais na busca incansável para capturar os vampiros. Pela importância que ela tem (mas que não parecer ter...) no enredo, o autor poderia ter se aprofundado muito mais na personalidade e ter dado mais força a ela. Se Tiago conseguiu deixar alguns vampiros no chinelo porque uma mulher não seria capaz também? A única coisa que Eliana fez foi ficar o livro inteiro esperando Tiago resgatá-la. Ai o clichê.
Mesmo com esses pontos negativos, não pensem que não gostei da história, muito pelo contrário pois os vampiros dominaram a trama e essa é a melhor parte do livro. São muito bem construídos, tem um ar de humor em algumas situações e de horror em outras, são divertidos, interessantes e extremamente diferentes de tudo que já vi em vários aspectos, mas sem deixar de lado aquela essência que um verdadeiro vampiro precisa ter. Fiquei infeliz por todos serem homens, sinceramente senti falta de uma presença feminina mais forte na trama, porque não uma mulher sendo um dos sete?
Ainda assim aquele final (apesar da aparição dele ter deixado um pouco a desejar) me deixou com muita vontade de ler o próximo livro.
Repleto de cenas alucinantes e bem descritas sem ser cansativo, recomendado para quem gosta de uma boa história de vampiros com ação do começo ao fim!
Repleto de cenas alucinantes e bem descritas sem ser cansativo, recomendado para quem gosta de uma boa história de vampiros com ação do começo ao fim!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários
Gostou?
Dê sua opinião!
Obrigado pela visita ;D