Postagens populares

  • Postado por: Gabriela Oliveira 7 de junho de 2015


    Atenção esse texto contém spoilers da primeira temporada do anime. Se você é spoilerfóbico, não leia.

    Hoje vou comentar sobre o anime "Tokyo Ghoul" de Sui Ishida. Tokyo Ghoul é um seinen sob a marca Shueisha 's seinen mangá e revista Weekly Young Jump, e foi feita em quatorze volumes no Japão de 2011 até 2014. A primeira temporada (que foi a única que assisti até o momento) tem 12 episódios e foi adaptado pelo estúdio Pierrot indo ao ar em 2014. A segunda temporada também já foi concluída esse ano (2015) com 12 episódios.

    O anime fala sobre um garoto bobo e inocente chamado Ken Kaneki que durante um encontro com uma bela garota chamada Rize Kamishiro acaba enganado e atacado por ela descobrindo que ela é uma das criaturas denominadas "ghoul". 
    Os ghouls são seres com aparência humana que sobrevivem se alimentando de carne humana (nesse caso eles deveriam se alimentar de si mesmos... não que isso não tenha acontecido no anime). Toda a população tem ciência da existência desses seres e sabem que vivem em meio a eles, porém muitas das vezes não é possível diferencia-los de humanos comuns a não ser que o mesmo se transforme. 
    Os ghouls quando devoram humanos geralmente podem passar por uma transformação que os deixa mais fortes e com aparência de monstros. Também são conhecidos por ter olhos vermelho e preto.

    Depois que Kaneki é atacado pela monstrenga, ele é levado a uma clínica junto com a garota que aparentemente está morta. Para salvar a vida de Kaneki os médicos implantam o rim da garota, transformando assim Kaneki em meio-humano e meio ghoul. 
    Eu já achei esse início formidável no sentido de... ele se transformou em meio ghoul por causa de um transplante de órgão? Outra coisa que me incomodou (além da inocência absurda do protagonista) é claro que poxa, eu poderia pensar é só um anime não precisa ter tanta coerência. Mas não ter nenhuma é um pouco demais. Primeiro que transplante de órgão é ainda uma coisa delicada. É preciso achar um cara completamente compatível com o seu corpo. Se não o seu sistema pode identificar aquele órgão como um corpo estranho e rejeita-lo. Enfim, sem mais comentários sobre isso.

    Depois ele conhece outros ghouls, e passa por diversas experiências. Existem vários grupos de ghouls e a sociedade deles próprios tem uma divisão. Também existe uma grande equipe de detetives (CCG) que vivem para tentar aniquilar essas criaturas. 

    Kaneki agora trabalha como garçom em uma lanchonete onde o gerente Yoshimura é um ghoul e o ajuda a passar por aquele momento. O nome da sociedade do gerente é "Anteiku".

    Avançando um pouco na história, tem um momento no anime em que uma criança ghoul (eu acho que crianças deveriam ser poupadas disso mas enfim) que perde os pais alvo dos investigadores da CCG simplesmente mata o investigador. Uma criança, que come carne humana e que ainda mata (ai você me pergunta, "mas se os ghouls comem carne humana consequentemente eles vão matar", porém a sociedade Anteiku geralmente não ataca pessoas e sim se alimentam daqueles que morreram por outros motivos), sendo incentivada por sua boa amiga Touka Kirishima (por sinal também amiga de Kaneki) que aliás é uma personagem terrível. Banca a durona mas no fim acaba sendo uma criatura extremamente chata. 

    Não posso deixar de comentar é claro do momento em que Kaneki é sequestrado por um grupo de ghouls denominados de "A árvore Aogiri" e acaba nas mãos de um ghoul sádico e maluco que o mantem preso e torturado das piores formas possíveis causando dor física e psicológica no protagonista. A partir disso ele se transforma em um outro Kaneki. 
    Achei que não há motivo claro para o Kaneki se transformar em um super power ghoul frio e calculista, porque passou por um momento de tortura sem sentido. Tudo é muito vazio, os pontos não ligam a história é rasa demais.

    Eu achei o anime bruto, selvagem, com poucas mensagens frutíferas para a humanidade. Cheio de cenas nojentas, enredo fraco, história pouco convincente.

    Ei! Parece que eu detonei o anime. Mas eu não vou falar aqui que não recomendo que você veja. Opinião é uma coisa muito distinta. Eu apenas expressei minha opinião da melhor forma possível e da mais sincera. Mas isso não quer dizer que eu não vá ver a segunda temporada quem sabe! Talvez a impressão terrível que eu tive acerca da história mude.

    { 9 comentários... Leia abaixo ou adicione um Comment }

    1. Oi Gaby

      Gostei de ver a sua visão sobre o anime, agora não sei se a 2ª temporada vai te ajudar a mudar de opinião, já que mexeram em algumas coisas na história em relação ao mangá, para poder enfiar várias cap. em apenas 12 ep., e isso acabou deixando as coisas ainda mais confusas.

      Então eu acho que a única forma de tirar essa má impressão é lendo o manga mesmo, muitas dessas pontas soltas acabam sendo esclarecidas mais para frente. Mas muita dessas respostas não são tão claras assim, não vem mastigadas, eu pelo menos só consegui entender muita coisa só depois de ler discussões dos cap. e outras opiniões lá no tumblr.

      Apesar da história e personagens serem mais aprofundados no manga, a história continua nesse tom dark. E sobre o protagonista, logo no começo, ele diz que a história dele é uma tragédia, então toda vez que ele começa a ser feliz, o autor vai lá e ferra ele de volta kkkk!!! Eu gosto dessa parte fofa e gentil do Kaneki, que aparecem em todas as personalidade dele, mas concordo que o Kuroneki era ingênuo demais e o Shironeki frio demais.

      Bom, eu escrevi tudo isso pq TG é meu manga preferido, fico doida toda semana com essa bendita história, então cada vez que alguém toca no assunto lá vem eu escrevendo uma redação kkkk

      bjs!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Fram!
        Bom, eu imagino que deva ter ficado doida com meus comentários hehe
        Eu realmente me irritei muito com a história, mas isso não quer dizer que eu não ache o enredo em si diferente, já que os ghouls são criaturas diferentes de tudo que já vimos, aliás eles são uma mesclagem de várias criaturas que acabou virando o legítimo ghoul (digamos assim), então jamais eu iria querer tirar o mérito do criador ou dos envolvidos.

        Bom, eu estou seriamente pensando em ver a 2 temporada e quem sabe correr atrás do mangá (que ainda não saiu em português eu acho né?).

        Agradeço sua opinião, beijos ;)

        Excluir
      2. Na verdade, eu acho interessante ver a opinião de quem viu o anime, pq tenho que concordar com muito com que disse. Bom, da 2ª temp. a única coisa que eu gostei foi dos encerramentos!!!

        O manga online vc pode ler lá no unionmangas.com.br, já o em papel, eu acredito que nesse segundo semestre venha para o Brasil, já que é um dos mais pedidos!!!

        Excluir
    2. Olá, Gaby! Pode ser meio tarde para comentar em um post meio antigo, mas gostaria de compartilhar minha opinião! :D

      Achei que a história realmente é rasa, mas não vejo isso como um ponto negativo nesse caso, em que o principal seria mostrar ao espectador a convivência entre ghouls nessa sociedade escondida, e assim ir se aprofundando conforme o Kaneki vai se adaptando e conhecendo melhor a hierarquia ghoul, o que já vai começando a acontecer na segunda temporada hehe e por mais que eu tenha achado muito emocionante a batalha final da primeira temporada, concordo que o antagonista é bem sem sal mesmo, mas creio que isso foi mostrado justamente como uma ponte para Kaneki passar do menino ingenuo e medroso para um ghoul mais selvagem.

      O transplante de órgãos também é algo nada crível, o que deixa a desejar mais de uma origem para o protagonista.

      Infelizmente quiseram empurrar muitos personagens secundários desnecessários, e isso em minha opinião são dois problemas: decorar nomes japoneses (que sao dificeis kkkkkk) e acabar se perdendo do ponto de vista do Kaneki e da Anteiku.

      Achei o anime muito bem desenhado e animado, é possível sentir a violencia dos ghouls de perto e agonizar junto com as vitimas hsuahsuidh

      já sopbre a segunda temporada, poupo comentários, pois pra mim foi horrível, só o final e a CCG pra segurar um pouco. Sorte que o post é só sobre a primeira haha então tá aí, nota 4/5 pra mim :D

      P.S.: Desculpa pelo textão haha tudo de bom, Gaby!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Imagina, antes tarde do que nunca! haha

        Sim, o a forma como ele se transformou tanto em ghoul quando na versão fria e calculista dele, não me convenceram.
        Mas você tem razão! O anime visualmente é muito bem feito. E claro que até eu que não gosto, admito que tem cenas legais.
        Não vi a segunda temporada até hoje e quase certeza que não verei mais.

        Obrigada pela opinião e volte sempre ;)

        Excluir

    Gostou?
    Dê sua opinião!
    Obrigado pela visita ;D

  • Copyright © 2017 - Zutto Kawaii - Todos os direitos reservados

    Zutto Kawaii Powered by Blogger - Designed por Johanes Djogan