Postagens populares

  • Postado por: Gabriela Oliveira 23 de abril de 2014



    Classificação: 5 estrelas
    Título original: Batoru Rowaiaru
    Editora: Globo Livros
    Autor: Koushun Takami
    Nº de páginas: 664
    Tradução: Jefferson José Teixeira
    Lançamento: 2014







    Assim que eu soube do lançamento desse livro, sério eu precisava dele naquele momento. Corri, comprei e acho que ultimamente essa foi uma das melhores decisões que tomei. Valeu cada centavo.

    Sinopse      

    Em um país totalitário, o  governo cria um programa anual em que uma turma do ensino fundamental é escolhida para participar de um jogo. Os estudantes são levados para uma área isolada, onde recebem um kit de sobrevivência com uma arma para se proteger e com um propósito: matar os concorrentes. Uma coleira rastreadora é presa no pescoço de cada um deles. O jogo só termina quando apenas um estudante restar vivo. Ao final do programa, o vencedor é anunciado nos telejornais para todo o país. As regras do jogo foram criadas de maneira que não haja uma forma de escapar. E a justificativa da matança é mostrar para a população como o ser humano pode ser cruel e como não podemos confiar em ninguém - nem mesmo no nosso melhor amigo de escola.
    Battle Royale foi publicado em 17 países e é considerado o inspirador de Jogos Vorazes. Em 2000, ganhou uma adaptação para o cinema com o ator Takeshi Kitano e a atriz Chiaki Kuriyama, de Kill Bill. O cineasta Quentin Tarantino declarou que Battle Royale é a história que ele sempre quis filmar. (E eu irei ver esse filme com certeza). Os mangás foram lançados em (árduos) 15 volumes no Brasil pela Conrad. E recentemente um spin-off subtitulado Angel's Border em volume único pela editora New Pop.

    "Battle Royale é uma pulp riff insanamente divertida (...) Ou talvez só insana. Quarenta e dois estudantes japoneses, que acreditam estar partindo para uma excursão de escola, são largados em uma ilha, equipados com armas, de metralhadoras a garfos de cozinha, e forçados a lutar entre si até que apenas um sobreviva."
    Stephen King

    O que achei (sem spoilers)       

    Na verdade o jogo não tem um período fixo para acontecer. Ele acontece a qualquer momento. As vezes com diferença de mais de 1 ano, as vezes 10 meses.

    A história se passa em um ambiente distópico, na República da Grande Ásia Oriental, onde o governo controla as pessoas quase que completamente. 
    Somos então apresentados a quarenta e dois estudantes japoneses na faixa dos 15 anos de idade. É a Turma B do Nono Ano, da Escola de Ensino Fundamental de Shiroiwa

    Dentro do ônibus, os estudantes acreditam estarem apenas indo para uma excursão escolar.
    A narrativa é em 3ª pessoa, sempre sob o ponto de vista de determinado personagem. O primeiro personagem é Shuya Nanahara. Sentado no fundo do corredor do ônibus, e a partir da observação dele, conhecemos mais alguns personagens. E só aí, já é possível notar alguma coisa sobre cada um.
    A viagem parecia acontecer normalmente. Quando todos começam a cair no sono. Shuya percebe um de seus colegas, Shogo Kawada tentar forçar a janela próxima ser aberta, mas o sono é maior.

    Quando eles despertam, percebem-se em uma sala, com janela bloqueadas. Um estranho homem surge e começa a se apresentar. Kinpatsu Sakamichi, cheio de sua simpatia extremamente irônica informa aos estudantes, assim que todos estão despertos, o motivo de eles estarem ali: para matarem uns aos outros. A turma B foi selecionada para participar do "Programa" daquele ano.

    De início ninguém consegue acreditar. Mas Sakamochi os prova, chamando alegremente três homens, que entram na sala, trajando camuflagem e bota de combate, capacetes de ferro com a insignia de pêssego impressa. Eram soldados das "Forças Especiais de Defesa". Rifles e pistolas automáticas estão em seu poder. Em seguida, trazem um estranho saco preto. Lá dentro há um corpo. Que a pouco estava entre os estudantes.

    Medo, angustia e desespero começam a surgir então.

    Após Sakamochi explicar todas as regras do programa, ressaltando que eles devem matar uns aos outros até que reste somente um sobrevivente, cada estudante recebe uma mochila contendo uma arma, água e pão e um mapa da ilha em que estão. Os estudantes são auxiliados a pegar aleatoriamente um kit de sobrevivência sem saber o que há dentro e a saírem da escola (sim, eles estavam na escola da ilha, descobrem em seguida) com intervalos de dois minutos cada.

    Ah, esqueci de destacar um "detalhe" importante: cada um dos estudantes percebem que estão com uma "coleira" de ferro ao redor do pescoço. A coleira tem um dispositivo, onde através de ondas elétricas explodem, se detectar um deles em qualquer quadrante proibido.
    A ilha não é grande, mas no mapa, eles deverão acompanhar os anúncios feitos por Sakamochi, o horário em que determinado quadrante se tornará proibido. Se haver um estudante ali depois do horário informado, a coleira explode segundos depois.

    O livro é realmente de impressionar. Não há momento lento, a leitura corre de maneira surpreendente. Repleto de violência, medo e muitos outros sentimentos, o livro narra de forma que nos aproxima dos personagens. São 42 estudantes, mas o leitor conhece cada um deles, talvez com exceção de pouquíssimos. Cada um tem uma história e isso faz com que o livro seja muito mais profundo. O narrador te apresenta o personagem, conta flashes da vida dele, te mostra como está a situação atual dele. E depois ele morre. As mortes são bem detalhadas, e muito brutas.

    Alguns dos personagens importantes são Shuya Nanahara, que como falei, inicia o livro, depois, Shogo Kawada, que nos aproximamos demais dele, é um personagem FANTÁSTICO, inteligência surpreendente e misterioso, acho que é um dos melhores personagens da literatura, na minha opinião. E Noriko Nakagawa, uma garota doce, mas determinada.

    Nos surpreendemos ao notar, que assim como alguns adolescentes ainda tem esperança de escapar, alguns simplesmente se entregam ao jogo. Inicia-se uma matança medonha. Não vou citar aqui quem são, pois pode ser spoiler, mas alguns personagens se transformam em monstros. E usam de artimanhas para enganar os outros, que deixa o leitor de queixo caído.

    A inteligência do autor. Sério. A inteligência que alguns personagens dele tem, causa arrepio.
    Shinji Mimura e Kazuo Kiriyama, são COMPLETAMENTE diferentes, têm objetivos e ideais diferentes dentro do jogo, mas surpreendem demais. 

    Mitsuko Soma é outra que surpreende em muitos aspectos.

    Hiroki Sugimura. É um dos que tem o propósito mais... comovente de todos. É realmente de partir o coração, de "estraçalhar" a alma do leitor.

    E conhecemos todos eles. Nos acostumamos a eles, e conseguimos perceber o ideal e talvez até o motivo por cada um fazer o que faz. OK, nem todo motivo do mundo seria suficiente para alguns atos ali. O autor se aprofunda no psicológico dos personagens e no peso que alguns deles carregam. No histórico as vezes vazio de outros. Ele nos mostra as diferentes reações dentro do jogo. Se vai fugir, se vai matar. Se vai mentir para o outro em benefício próprio. Se vai extravasar tudo o que estava preso. Ou se vai ter esperança.

    Algumas das cenas mais tristes do livro: CAPÍTULO 68, 78 E 79.

    "Não se preocupe com coisas que não dependem de você. Faça o que está a seu alcance mesmo que as probabilidades de sucesso sejam inferiores a um por cento".
    pág 379

    Eu não escrevi nem a metade do que eu gostaria.
    Esse livro é DEMAIS. Todos os sentimentos possíveis são passados para o leitor: medo, angústia, insegurança, tristeza, raiva. E são todos a flor da pele.
    A escrita então... sei lá parece água da chuva de tão fluida. Eu não fiquei travada em nenhum momento. - Ok, talvez tiveram alguns em que tive que fechar o livro, respirar fundo, contar até 10 e voltar de novo... e isso é efeito de alguns acontecimentos.

    É um livro que merece ser lido por todos. Claro, que com exceções. Esteja ciente de que o tema é forte, é tudo bastante explícito também.
    Mas o livro me conquistou.
    O final é MARCANTE; eu chorei, ri, depois chorei de novo.
    E ganhou meu amor pelo personagem mais legal de todos os tempos: Shogo Kawada ♥

    Sem falar nessa edição. Palmas de pé para a globo livros. Arrisco a dizer que essa deve ser a melhor edição de todas que já foram lançadas em qualquer país de Battle Royale. Não estou puxando saco da editora, mas o trabalho esta perfeito.

    Assista ao Book Trailer agora e em seguida vá ler Battle Royale. E depois, quem sabe ver o filme!

    { 8 comentários... Leia abaixo ou adicione um Comment }

    1. Mas o quê?
      Livro de Battle Royale em português?

      Há cerca de 2 anos eu li o mangá de Battle Royale por indicação de um amigo da faculdade que já tinha me indicado o outro título que para mim é também um dos melhores no quesito "jogo de sobrevivência", que é GANTZ. Desse outro eu só assisti o anime, mas com certeza ainda lerei o mangá, porque o anime já foi incrível demais!!!

      Bom... Battle Royale versão mangá possui 15 volumes. Pelo pouco que você falou a história do livro e do mangá deve ser basicamente a mesma. Sem dúvida, Battle Royale é um título sensacional; prende a nossa atenção do início ao fim e tem algo que é raro e sem dúvida é um diferencial: possui um BOM FINAL.

      Obs1: Shinji Mimura para mim é o melhor desse negócio todo. Não posso falar mais para não dar spoiler para os outros leitores. rsrsrs

      Obs:2: Há uma roubalheira danada a favor daquele Kazuo Kiriyama que PELO AMOR DE DEUS! Deu muita raiva!

      Nunca ouvi ou li ninguém mencionar Battle Royale. Meus olhos até brilharam aqui quando eu vi a atualização do facebook direcionando para essa matéria... *o*

      É isso... parabéns pelo texto. Abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Ivan!
        Ai meu Deus você me surpreende a cada vez que comenta aqui. Você tem uma carga de conteúdo muito boa... acho que eu e você poderíamos ficar por horas conversando que o assunto nunca teria fim!

        Eu deveria ter citado sobre os mangás no post. Eu não os li, mas como já foram publicados no Brasil... caramba eu vou atualizar o post depois!

        Sim, o final é sensacional... o autor (pelo menos no livro) engana o leitor lá no penúltimo capítulo e eu cai direitinho! foi tao fantástico que que aah sério... eu chorei, ri e depois chorei de novo. Foi bem assim...
        O livro é muito muito bom... é longo... mas não te cansa é impressionante!
        Eu gostaria COM CERTEZA de ler o mangá também.
        Quem sabe xD

        Aah eu também acho o Shinji foda demais!
        E o Kazuo... aaah eu o odiei LoL que cara ordinário!

        ps: tenho que ver Gantz também :D

        Obrigada :)

        Excluir
    2. Olá!!

      Battle Royale é um título que eu já tentei ler o mangá. Na época, não consegui nem terminar o primeiro volume tamanha violência... mas o livro, a obra original a coisa deve fluir diferente. Se bem que amadureci um pouco desde meu primeiro contato com a obra.

      A resenha ficou realmente fantástica e lendo-a percebi que a história vale a pena, não pela matança, mas pela construção humana que o autor fez das personagens.

      Até mais

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi :)

        Eu não cheguei a ler o mangá, mas confesso que depois de terminar o livro, fiquei bastante interessada.
        Acho que realmente o livro merece uma chance. Os personagens são construídos de forma fantástica. Alguns são desumanos, mas outros são tão humanos quanto um colega. E a leitura é viciante. Eu me impressionei demais com a leitura. É pesada, mas valeu muito!

        Beijão!

        Excluir
    3. Oi Gabriela, tudo bem??

      Ah, eu fiquei super interessada no mangá de Battle Royale desde que emprestei Jogos Vorazes para um amigo e ele falou da semelhança. E quando eu soube que ia lançar o livro aqui no Brasil eu simplesmente surtei!!! =)


      Já tinha visto uma resenha em vídeo do livro que já me incentivou ainda mais a comprar e agora eu termino de comprar o livro em uma promoção imperdível e vejo que você publicou uma resenha dele. Tive que vir correndo ler, e os pontos da sua resenha e do vídeo que eu vi são quase os mesmos. Sobre a narrativa fluida, mas mesmo assim detalhada de cada personagem, sobre como o autor nao poupa nos detalhes, os personagens bem construídos e tudo mais. Nem preciso dizer que estou mega ansiosa!!!

      Parabéns pela resenha, ela está muito boa!!
      Adorei o Book Trailer!! E quando eu ler, eu dou uma passada aqui para comentar o que eu achei :)

      Beijinhos,

      Rafaella Lima
      http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Rafaella, tudo bem sim e você?

        É, agora com o lançamento do livro muitas pessoas estão falando sobre essa semelhança com Jogos Vorazes, eu infelizmente não tenho como fazer essa comparação porque não li nenhum livro nem nenhum filme da série =/
        Mas acho que quando eu ler vou perceber as semelhanças que disseram que são muitas.

        Sim, o livro apesar de ter um tema super pesado, é simplesmente rápido de ler... não emperra em nenhuma parte, e isso é difícil acontecer com livros longos como esse, por isso me surpreendi muito. Aliás desde a primeira à última linha o livro é surpreendente.
        Que sorte que aproveitou essa promoção, com certeza terá valido a pena.
        Volte sim, e conte o que achou vou querer saber em ;D

        Beijos!

        Excluir
    4. Parece ser demais.(fora o fato da capa ser linda) Estou louca pra ler e ver o filme.

      Beijos

      Ana - http://okaygrandesobsessoes.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir

    Gostou?
    Dê sua opinião!
    Obrigado pela visita ;D

  • Copyright © 2017 - Zutto Kawaii - Todos os direitos reservados

    Zutto Kawaii Powered by Blogger - Designed por Johanes Djogan