Postagens populares

  • Postado por: Gabriela Oliveira 17 de outubro de 2013

    17/10/2013

    Então, finalmente eu li "A Guerra dos Tronos", o primeiro volume da série "As Crônicas de Gelo e Fogo" escrito pelo mestre George R.R. Martin.
    Confesso que demorei para enfim começar a leitura desse livro, e me arrependo bastante de ter tardado tanto. Mas antes tarde do que nunca! Agora faço parte da multidão de fãs da série, e com certeza até o lançamento do próximo título já terei lido os demais já lançados e poderei participar da espera extasiante do lançamento.

    Classificação: 5 estrelas
    Título original: A Game of Thrones
    Editora: Leya
    Autor: George R. R. Martin
    Nº de páginas: 592
    Tradução: Jorge Candeias
















    "A guerra dos tronos é a mais importante obra de fantasia desde que Bilbo encontrou o anel."
    - SF Reviews

    "A melhor fantasia dos últimos 50 anos."
    - The Denver Post

    "É, talvez, o melhor épico de odos os tempos."
    - Marion Zimmer Bradley (autora de "As Brumas de Avalon")

    "Martin trouxe um retorno triunfante da alta fantasia."
    - Publishers Weekly (Starred Review)


    Tudo escrito abaixo é baseado na minha opinião.
    ps: pode ler sem medo, que NÃO tem spoilers.

    Enredo

    Vou começar falando um pouquinho do enredo livro. Claro que são diversos pontos dos quais eu poderia mencionar, pois é uma história extremamente complexa e ampla, por isso vou falar mais o básico pois a maioria de vocês já devem conhecer mais ou menos a história.

    Somos apresentados a Westeros, um continente, ou uma grande terra, criada por Martin. Em Westeros, existem diversos reinos. E a principal divisão desse lugar é entre o Norte e Sul. No Sul está localizada a grande potência, digamos assim, que governa todos os demais reinos. E quem esta no trono é o rei usurpador Robert Baratheon. Durante uma guerra, com a ajuda de demais guerreiros, inclusive uma das famílias mais poderosas que são os Lannister, tomou o trono do rei anterior, que era conhecido como o rei louco. Porém dois filhos desse rei acabaram saindo ilesos da grande guerra, Daenerys e Vicerys Targaryen, que são chamados de os últimos descendentes dos dragões. Hoje eles vivem do outro lado do "continente" e Robert e seu reinado temem que eles possam futuramente encontrar uma forma de tomar o trono de volta.

    O livro começa mesmo nos apresentando a Muralha, que tem papel fundamental na história. Ficamos sabendo mais sobre ela posteriormente.
    E no Sul, a família Stark. Eddard Stark é pego de surpresa quando o rei, seu
    velho amigo de infância  ao visitar Winterfell (que é onde os Stark residem) ao lado da sua família, Cersei Lannister e seus filhos. Mas não foi a visita do rei que o angustiou, mas sim o pedido do rei Robert. Recentemente, a mão do rei (que é como se fosse um homem que recebe todos os comandos do rei e o faz, como se fosse uma mão direita mesmo) teve uma morte súbita. Robert precisa de uma nova mão, e ele acaba convocando Ned (Eddard). Claro que Ned não recebe a notícia de bom agrado. Mas ele se vê movido pela honra e obrigação, e acaba assumindo o posto levando consigo alguns filhos e deixando outros por diversos motivos. 

    Paralelamente, seu filho bastardo Jon Snow, acaba vestindo o negro e partindo para a muralha.

    O cenário agora é Porto Real e as inúmeras intrigas e traições que estão ao seu redor. Ned percebe que seu rei não é alguém tão responsável quanto seria necessário em seu cargo, e isso pode trazer problemas sem volta a todos os envolvidos. Além disso, Ned começa a desconfiar que a antiga mão do rei não morreu de morte natural, e inúmeros conflitos e problemas começam a surgir a partir disso.

    Sobre a edição brasileira

    Demorei bastante para iniciar a leitura, mas levei uma semana para terminar. Sim, apenas um semana mais ou menos, o que não é muito para suas quase 600 páginas com letras super pequenas. 
    Falando um pouco sobre a edição brasileira pela Leya, na minha opinião esta bastante dentro do padrão. Muitos criticam a tradução, revisão e diagramação, mas convenhamos que a complexidade do texto é imensa. Deve ter dado um trabalho redobrado para o tradutor dar conta. E em relação as letras pequenas, se fossem maior, o livro seria mais grosso ainda! 

    Outra coisa que não posso deixar de falar é em relação às capas nacionais. O cara que pintou aquelas ilustrações é também um mestre! As imagens são lindas e tem tudo a ver com a história.




    Outro ponto positivo e que dá uma avançada impressionante na leitura, é o fato de que o livro é narrado pelo ponto de vista de vários personagens, e os capítulos são curtos. Isso contribui para que a leitura não seja cansativa e te instigue a continuar. Quando você se dá conta, você já esta no fim. Você consegue se apegar aos personagens e começa a conhecer a personalidade de cada um, o modo de pensar e até mesmo de agir ou falar.
    Um bom exemplo é o Tyrion Lannister (um dos meus personagens favoritos) que tem um jeito único, que com certeza se houvesse uma cena com ele, sem que o nomeasse conseguiríamos identifica-lo. Outros personagens que gosto bastante são o Jon Snow e a Arya Stark.

    Sobre o seriado pela HBO

    Em relação ao seriado produzido pela HBO, acho que superou as expectativas de todos os fãs. Os atores ficaram perfeitos em seus papéis e eu não consigo enxergar ninguém que se encaixariam melhor do que eles. A produção esta impressionante. São 10 episódios de 1h. cada temporada, que diz respeito a cada livro ou parte dele.



    As mudanças que houveram na minha opinião foram bastante relevantes e necessárias. Tendo em vista que a idade de alguns personagens no livro ficaria complicado para ser interpretado na série. Bom exemplo disso é a relação entre Daenerys e Khal drogo. Existem claro, diversos diferenças entre livro x série. Acho que a série em alguns pontos é até mais pesada do que o livro em relação as cenas de sexo ou nudez. Na série vimos diversos momentos por exemplo, entre as prostitutas de Mindinho, onde
    pelo menos no primeiro livro não é retratado de forma tão explicita. Entretanto, entendemos que a série tem que mostrar exatamente o que acontece entre os personagens, para que quem não leu os livros, consiga entender tudo que acontece também. Então, para mim aprovado!

    O livro é absolutamente indispensável para fãs de guerras medievais, com diversos elementos sobrenaturais, criaturas fantásticas, reis e rainhas e seus 
    castelos. Acontecimentos e personagens (por exemplo mortes que até hoje não nos conformamos) tão humanos que até assusta. 

    A narrativa de Martin é viciante, suas descrições belíssimas. 


    "Quando abriu a boca para falar, as mentiras transformaram-se em mariposas cinzentas, quase brancas, e levantaram voo."


    { 10 comentários... Leia abaixo ou adicione um Comment }

    1. Adorei a resenha! Eu amo essa série e sinto muita vontade de ler os livros também.
      Beijos,
      Mariana.
      http://garotaleitura.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    2. Leia sim Mariana, você vai adorar com certeza ;D

      ResponderExcluir
    3. Gostei muito da resenha, quero muito ler esse livro meu amigo já leu e disse que é ótimo e ficou me matando de curiosidade lá na sala!

      http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/
      Mayla

      ResponderExcluir
    4. A.M.E.I a resenha. Só gostaria de tirar uma dúvida. Meu colega assiste muitas séries, e entre elas o Game of Thrones. Ele achou a série tão boa que se motivou a ler os livros. Outro dia ele disse que haviam muuuuuitos personagens na história. Então pedi a ele se ele conseguiria se entender SEM TER ASSISTIDO A SÉRIE e somente com os livros, com tantos personagens. E ele disse que sem a série ele teria muita dificuldade com o livro e se confundiria muito com os personagens. Queria pedir então se você concorda com ele. Não queria assistir a série porquê depois "estraga" a surpresa do livro. Mas é realmente necessário assisti-la ou e possível ficar somente com o livros e se entender de boa? Desculpa o incômodo :/

      ResponderExcluir
    5. Então, Ana, primeiro obrigada xD
      Olha, no meu caso eu assisti a série primeiro. Eu achava que iria demorar para eu enfim arriscar a leitura do livro, e como tinha muita curiosidade em conhecer a história (o Cadu assistiu primeiro e me influênciou) acabei assistindo as 3 temporadas uma atrás da outra. Não consegui parar hahaha...
      mas confesso que isso estragou um pouco sim a leitura. Eu já sabia tudo que ia acontecer no livro, e é mais legal ler o livro primeiro, porque ai quando você vai assistir a reprodução do livro, você vê tudo que imaginou.
      E como seu amigo falou, eu concordo com ele, por eu já ter assistido a série eu não fiquei perdida na leitura. Tem MUITOS nomes, muitos mesmo, são muitos personagens e você simplesmente esquece quem é quem. Se você for ler o livro primeiro eu recomendo que você faça tipo uma "listinha" com os nomes que mais aparece e a identificação do lado. Assim você não se perde tanto. Ainda mais que tem nomes parecidos, até mesmo personagens que tem o mesmo nome!

      Agora vai de você arriscar o livro e fazer a listinha de personagens (se não você VAI esquecer) ou assistir a série primeiro, e ler o livro já conhecendo a história.

      Abraços, Gaby

      ResponderExcluir
    6. Ainda não li os livros,mas sempre tive vontade de lê-los...li sua resenha e gostei muito,me deixou ainda mais curioso e com mais vontade de ler o livro,porque como você disse se passa na Era Medieval,e se tem dois gêneros que eu amo,esses são Mitologia e Era Medieval! :D
      Então...gostei muito da sua resenha,parabéns,e agora estou com mais vontade ainda de ler os livros!
      Abraços!
      Até mais!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. OI Mateus xD
        O livro é longo, dá medo começar mas quando você começa... você simplesmente não vê o tempo passar! É muito legal mesmo, leia sim, pois vale a pena!
        Beijos =*

        Excluir
    7. Gaby, eu amo taaanto essa série que não sei nem explicar! hehe... Já li os 5 livros e não sei como estou aguentando essa longa espera pelo 6º! Meus personagens preferidos são Dany e Jon, mas tb gosto demais de Jamie, Tyrion e Arya!
      Quem desenhou essas capas foi um artista francês que chama Marc Simonetti. Ele tb desenhou as capas de O Nome do Vento e O Temor do Sábio e as novas capas de Dragões de Éter, do brasileiro Raphael Draccon...
      Beeejo!

      PS: tá rolando um sorteio do livro A Passagem, de Justin Cronin lá no blog. E já adianto que tá super fácil de participar, hein... Passa lá e boa sorte!

      http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2013/10/promocao-mais-um-livro-na-estante.html

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Michas!
        Caramba, então você esta super adiantada! Minha amiga esta atualmente lendo (e enrolando) no 5º livro com pena por acabar e ter que esperar tanto tempo até o próximo! Ainda bem que ainda não estou com a mesma angustia que vocês rs...

        Obrigada pela informação, ele Marc Simonetti é um talento em pessoa, as capas são lindas!

        Pode deixar que visito seu blog sim (apesar de não ter muita sorte com sorteios rs)

        Excluir

    Gostou?
    Dê sua opinião!
    Obrigado pela visita ;D

  • Copyright © 2017 - Zutto Kawaii - Todos os direitos reservados

    Zutto Kawaii Powered by Blogger - Designed por Johanes Djogan